Muitas vezes, na hora de buscar sobre procedimento estético no nariz, pode-se encontrar o termo “rinomodelação”. Junto com essa busca, vem a necessidade de saber as diferenças e vantagens e desvantagens entre esse procedimento e a rinoplastia.
O desconforto com o nariz pode afetar a autoestima. Muito mais do que o fator estético, há casos em que é necessário corrigir a região para melhorar a funcionalidade do sistema respiratório.
Existem diversos métodos que podem corrigir os problemas no nariz e melhorar a harmonia com o rosto. Para saber qual é o mais indicado para você, é importante saber as principais diferenças e indicações de cada um. A seguir saiba as vantagens e diferenças da rinoplastia e a rinomodelação!
Diferenças entre rinoplastia e rinomodelação
Ambas são indicadas para a correção de imperfeições nasais. Porém, cada uma possui suas indicações e técnicas.
A principal diferença entre elas é que a rinoplastia é um tratamento cirúrgico, enquanto a rinomodelação não é.
Rinomodelação: características
A rinomodelação é feita com ácido hialurônico de alta densidade – e por isso, menos invasiva -, ideal para a mudanças sutis em pequenas imperfeições nasais e melhora do contorno. Ela é indicada para pacientes com o nariz fino ou que possuam pequenas imperfeições que podem ser corrigidas a partir dos complementos.
Ela também é indicada para quem apresenta a chamada giba nasal, aquela corcova na parte óssea e cartilaginosa do nariz que, em muitos casos, gera algumas deformidades.
Esta técnica também pode ajudar em casos nos quais o nariz se encontra curvado para baixo, cuja ponta nasal tem aspecto fino e “caído”. Cria-se um suporte no tecido que separa as duas narinas, o que eleva a parte frontal dando um resultado mais harmônico.
A grande vantagem da rinomodelação está no aperfeiçoamento das características físicas, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. É importante ressaltar que os efeitos deste procedimento têm uma duração média de 12 meses, ou seja, não são definitivos.
Rinoplastia: características
Já a rinoplastia, serve para alterar a estética do nariz de forma estrutural, podendo também tratar a condição respiratória do paciente. Este é um procedimento cirúrgico, definitivo, que pode aumentar ou diminuir as proporções do nariz.
Ele harmoniza a face com base nos desejos da paciente e ajuda a tratar a parte funcional (realizando septoplastia, tratamento dos cornetos ou “carne esponjosa”), corrigindo os problemas respiratórios.
A cirurgia de nariz pode durar cerca de 3 horas, realizado sob anestesia local com sedação ou anestesia geral.
A rinoplastia é indicada para pacientes que possuem mais de 18 anos, quando o desenvolvimento facial já está estabelecido. Sua principal vantagem em relação à rinomodelação são as possibilidades diversas que o método oferece, ainda mais se levarmos em consideração que há um desejo de remodelar ou diminuir o tamanho do nariz de forma permanente.
Leia também:
Quando a cirurgia do nariz é indicada?
O que é rinoplastia ultrassônica?
Qual método escolher?
Para quem gostaria de corrigir pequenas deformidades, aumentar ou alterar levemente a ponta nasal, recomenda-se a rinomodelação, que trabalha sem a cirurgia invasiva e com resultados temporários.
A rinoplastia é o procedimento recomendado para casos de narinas ou estruturas ósseas muito grandes, desvios de septo ou desejo de diminuir o tamanho do nariz.
Agora que você sabe as diferenças, procure um profissional especialista para indicar qual destes métodos é o mais indicado para você!
Agende sua consulta de avaliação e tire todas as suas dúvidas.