Quem tem carne esponjosa pode fazer rinoplastia?

A adenoide, popularmente conhecida como carne esponjosa do nariz, é formada por duas pequenas partes do tecido linfóide que ficam na rinofaringe.

Como parte do sistema imunológico, a adenoide atua como mecanismo de defesa na produção de anticorpos. Porém, em alguns casos, essa estrutura pode crescer além do esperado. Torna-se inflamada e inchada, e gera um acúmulo do tecido no fundo das fossas nasais.

Por se tratar de um crescimento anormal, o paciente é afetado por sintomas parecidos com os da rinite e sinusite, como roncos noturnos e dificuldade para respirar. O aumento do tamanho também provoca a obstrução nasal contínua, que leva à respiração bucal crônica. 

Outros sintomas comuns são roncos e diminuição da qualidade do sono, bem como voz anasalada, boca seca ao acordar e até desalinhamento dentário.

Em adultos, as causas da obstrução nasal costumam ter origem na hipertrofia dos cornetos inferiores. Os cornetos (ou conchas nasais) são estruturas ósseas cobertas por mucosas localizadas dentro do nariz.

Uma das principais formas de resolver esse problema é através da cirurgia de adenoide.

O procedimento pode ser combinado com a rinoplastia, caso o paciente deseje mudar a aparência. Enquanto a adenoidectomia melhoraria a função nasal, a rinoplastia corrigiria a estética do nariz. 

Mas quando essas duas cirurgias conjuntas são indicadas? Vou te explicar a seguir!

Quando fazer rinoplastia e adenoidectomia?

A cirurgia de adenoide está incluída nas especialidades da rinoplastia funcional, que combina mais de uma técnica para corrigir a estética e as alterações na estrutura nasal.

A combinação dessas duas técnicas é indicada para facilitar a respiração e harmonizar o formato do nariz, ao mesmo tempo. Ou seja, de uma única vez, é possível resolver a função e a forma nasal. 

Como a cirurgia de adenoide é mais comum entre crianças, a combinação com a rinoplastia só pode ser realizada quando bem indicada. 

Em caso de adultos, a cirurgia de nariz pode ser associada aos seguintes procedimentos :

  • correção do desvio de septo;
  • correção da hipertrofia dos cornetos; 
  • remoção de tumores.

Agende a consulta de avaliação para o diagnóstico

Se você tem problemas de respiração, vive com o nariz entupido e quer melhorar o seu bem-estar, não deixe de considerar a adenoidectomia. Busque a opinião de um especialista para entender o que provoca essa condição e quais são as melhores formas de tratá-la com o diagnóstico preciso.

E se o seu desejo é também corrigir os aspectos estéticos do seu nariz, converse com o médico da sua escolha a respeito da possibilidade de uma cirurgia combinada para o seu caso!

Você só tem a ganhar com essas mudanças!

Agende sua consulta de avaliação comigo e vamos conversar.