Um dos pontos que geram dúvidas e medos quando se pensa em fazer uma rinoplastia são os cuidados com o pós-operatório. Isso porque esse período interfere diretamente no resultado de uma cirurgia de nariz bem-sucedida.
Nos primeiros dias depois do procedimento, o paciente recebe uma série de recomendações e restrições com o objetivo de evitar complicações no período de recuperação.
Nem sempre os pacientes ficam atentos a essa lista médica. Porém, ao relaxar logo nos primeiros dias, o paciente pode ter seu processo de cicatrização prejudicado.
Quer saber quais atitudes interferem no pós-operatório da rinoplastia? Confira a seguir!
Como o pós-operatório da rinoplastia afeta a rotina?
Mesmo que o paciente seja saudável e siga à risca as orientações, não é possível acelerar o processo pós-operatório. O organismo precisa de um período para se restabelecer e cicatrizar.
Como já citado acima, o pós-operatório da rinoplastia possui algumas restrições que exigem que os pacientes se programem com antecedência para esse período.
A recuperação da cirurgia de nariz interfere em hábitos comuns do dia a dia, como prática de lazer e até mesmo o sono. Esses cuidados são mais intensos nos primeiros dias, mas continuam por pelo menos duas semanas.
O que não fazer durante a recuperação da rinoplastia?
Seguir as recomendações médicas é fundamental para que seu resultado seja como você sonhou.
Separei algumas dicas para você seguir e não prejudicar seu pós-operatório, confira!
Ceder à curiosidade e mexer no nariz antes da hora
Não ceda à curiosidade de remover a tala e a fita micropore que protegem o nariz logo após a cirurgia. Sua função é manter ossos e cartilagens na nova posição e ajudar no processo curativo.
Dormir de lado, bruços, ou com a cabeça reta
Se mantenha deitado de costas durante toda a noite e com a cabeça elevada sobre dois travesseiros.
Nas primeiras duas noites use uma poltrona confortável, com um bom apoio para os pés, para ter o sono minimamente reparador.
Assoar o nariz, para aliviar a sensação de entupimento
Pelo menos na primeira semana, não assoe seu nariz.
O médico irá limpar as cavidades nasais, adequadamente, durante a primeira consulta pós-operatória — sem que seja preciso virar a cabeça para baixo. Evite forçar seu nariz nas semanas seguintes para evitar sangramentos.
Esforçar-se fisicamente
Na primeira semana, caminhe apenas por pequenas distâncias e não levante nada que pese mais do que quatro quilos.
Exercícios físicos em geral, devem ser evitados por, pelo menos, 1 mês. Caso você pratique alguma atividade específica, como o surf ou artes marciais, confirme com o médico qual é a melhor época para o retorno ao esporte.
Evite tomar sol no local, pois isso ajuda a aumentar o inchaço e retardar o processo de cicatrização.
Além disso, não se esqueça de hidratar o local para evitar o aumento da tensão da pele, o que irá causar complicações cicatriciais.
Resumindo, para ter um resultado dos sonhos, siga completamente as recomendações do seu médico e tire todas as dúvidas durante as consultas!