Você já ouviu falar da rinoplastia híbrida? É um procedimento que cada vez mais ganha espaço justamente por ser menos invasivo e que apresenta um resultado mais natural.
Você pode se perguntar por que se trata de uma cirurgia “híbrida”. Esse tipo de rinoplastia é a mistura das técnicas estruturada e de preservação, que resulta no aperfeiçoamento da cirurgia do nariz.
Também conhecida como rinoplastia moderna, a técnica híbrida trabalha a mudança das formas do dorso do nariz de modo que preserve ligamentos e cartilagens. Ao mesmo tempo, altera as formas da estrutura do nariz, como se fosse uma escultura.
A rinoplastia híbrida também utiliza técnicas de estruturação da ponta do nariz, com enxertos de cartilagem do próprio paciente. Isso possibilita maior estabilidade dos resultados, corrigindo a “ponta caída”.
Para que você entenda melhor a rinoplastia híbrida, vamos explicar um pouco sobre as duas técnicas que a compõem.
O que é a rinoplastia de preservação?
O conceito de rinoplastia de preservação foi defendido por Dr. Yves Saban, um dos maiores cirurgiões de rinoplastia na Europa, e por Dr. Wilson Dewes, o pioneiro da técnica no Brasil.
Essa técnica visa manter a integridade do dorso nasal e dos ligamentos importantes do nariz que são reconstruídos ao final da cirurgia.
Os ossos e cartilagens são cortados pela parte de baixo de forma que o nariz seja modificado sem que o cirurgião precise abrir o dorso nasal.
Essa, inclusive, é a principal característica da técnica: a preservação da estrutura nasal original do paciente. O procedimento, então, é menos invasivo, já que evita o exagero no uso de ressecções e enxertos.
O que é a rinoplastia estruturada?
O principal diferencial da rinoplastia estruturada é o uso das cartilagens do próprio paciente – geralmente da orelha, costela ou do próprio nariz – para dar sustentação às estruturas nasais, separando-as da pele e da estrutura óssea. Além disso, o procedimento garante um reforço que permite a manutenção do formato moldado pelo cirurgião plástico.
Por apresentar bons resultados, a rinoplastia estruturada se tornou muito comum e popular entre os cirurgiões.
Rinoplastia Híbrida
A combinação das duas técnicas citadas resulta na rinoplastia híbrida. O procedimento junta perfeitamente ambas, pois preserva o dorso nasal e estrutura a ponta nasal com enxertos.
Além do que já citei, as principais vantagens são a redução do inchaço e do hematoma. A forma do dorso se torna mais estética e a ponta nasal mais delicada e definida. E o principal: os resultados são mais duradouros.
A duração do procedimento não é muito extensa, com uma média de 3 horas. E o pós-operatório é mais tranquilo, com uma recuperação mais rápida.
Para saber qual é a melhor técnica para você, é fundamental realizar uma consulta de avaliação com o profissional de sua escolha para definir a mais indicada para o seu caso.
Caso queira tirar dúvidas ou agendar uma avaliação, entre em contato conosco pelo WhatsApp.