Também conhecida como Rinoplastia Revisional, a Rinoplastia Secundária é um procedimento utilizado em pacientes que já realizaram a cirurgia de nariz anteriormente e que não tiveram os resultados esperados por motivos como, pós-operatório, erros técnicos do cirurgião ou problemas de cicatrização.
O nível de dificuldade desse procedimento é variável e precisa ser realizado somente por cirurgiões altamente habilitados, por ser uma cirurgia mais complexa que a primeira rinoplastia. Se essa tentativa de reparo não for bem executada, pode comprometer ainda mais o resultado final.
Quando realizar a Rinoplastia Secundária?
Entre as motivações que levam o paciente a procurar uma segunda rinoplastia, as mais comuns são:
Problemas com a primeira cirurgia
Se o procedimento for mal executado pelo médico, pode resultar sequelas indesejadas pelo paciente. Problemas como tortuosidades no nariz, assimetrias, dorso baixo, projeção ruim da ponta, são os mais comuns, assim como questões funcionais, obstruções, dificuldades para respirar entre outros.
Resultado estético não agradou o paciente
Apesar de não envolver erros técnicos do médico, o resultado não agradou ao paciente. Essa situação pode ser motivada por um problema comunicacional entre o profissional e paciente na fase pré-operatória.
É imprescindível conversar com o cirurgião abertamente sobre os objetivos da rinoplastia secundária e avaliar o que é possível ou não no procedimento.
Só o especialista poderá dizer se a rinoplastia secundária é adequada para o seu caso e se as mudanças estéticas almejadas pelo paciente podem ser atendidas pela cirurgia.
Como é a avaliação da rinoplastia secundária?
A avaliação para a rinoplastia secundária não é muito diferente da avaliação da primeira rinoplastia. Durante o exame e consulta de avaliação, o médico vai conversar e alinhar as expectativas do paciente em relação aos possíveis resultados que a rinoplastia secundária poderá apresentar.
É necessário que o especialista compreenda as queixas e motivos de descontentamento do paciente em relação ao que o deixou insatisfeito com a primeira cirurgia e explique todas as técnicas, como, o uso da cartilagem das orelhas ou da costela, caso o septo já tenha sido usado para a primeira rinoplastia.
Leia também:
Minha rinoplastia vai ficar como imagino?
Quando a cirurgia do nariz é indicada?
Após quanto tempo é possível fazer a rinoplastia secundária?
Não há um período obrigatório de tempo de espera do paciente entre uma rinoplastia e outra. É muito importante ressaltar que durante a cicatrização da rinoplastia ainda podem ocorrer alterações estéticas e funcionais no nariz.
Por isso, é imprescindível que o paciente aguarde a recuperação completa da rinoplastia antes de considerar um procedimento secundário.
De forma geral, não se realiza a rinoplastia secundária antes de um ano do procedimento inicial.
Caso o paciente decida pela rinoplastia secundária, é muito importante que ele escolha um cirurgião plástico experiente e de confiança.
Este especialista vai solicitar uma série de exames para saber se o paciente está apto a passar por essa segunda cirurgia. Assim como compreender quais aspectos da primeira tentativa não foram satisfatórios.
Dessa forma, as possibilidades de ter um resultado mais alinhado com as expectativas iniciais são maiores.
Sabendo de tudo isso, é muito importante conversar francamente com seu cirurgião de escolha a respeito das possibilidades dentro do seu caso.
Está pensando em realizar esse procedimento? Agende sua consulta de avaliação comigo.