f.a.q.
Perguntas mais frenquentes sobre os procedimentos
f.a.q.
Perguntas mais frequentes sobre os procedimentos
Rinoplastia
Como ocorre na maioria das cirurgias plásticas, para realizar a Rinoplastia é necessário que as estruturas da região estejam completamente desenvolvidas, o que acontece por volta dos 16 anos de idade.
E não existe uma data limite para se submeter à Rinoplastia, hoje é muito comum casos de idosos que decidem recorrer à cirurgia plástica do nariz como uma forma de rejuvenescimento.
A duração da cirurgia plástica nasal pode depender de diversos fatores, como: a quantidade de coisas a serem reparadas e a técnica utilizada que será usada pelo médico.
Em geral ela pode durar de 2 a 6 horas.
A anestesia utilizada em uma cirurgia plástica do nariz, como em qualquer outra depende muito do quadro de saúde do paciente, podendo ser anestesia geral ou a local com sedação. Isso seu médico irá te auxiliar na melhor para seu caso.
Muitas vezes é possível sim, dependendo da cirurgia que será associada.
Mas para isso o seu médico deverá verificar diversos fatores para que o bem estar do paciente seja sempre levado em primeiro lugar.
Esse procedimento exige um período de repouso de, no mínimo, 7 dias com curativos.
Após esse período, normalmente, é permitido o paciente retornar às atividades rotineiras que não envolvam grandes esforços.
Como todo procedimento existe cicatriz sim, porém as cicatrizes que da Rinoplastia são quase imperceptíveis, independentemente da técnica utilizada.
Sim, a plástica no nariz pode atuar na funcionalidade, melhorando a respiração. Para isso é necessário exames que identifiquem o que tem prejudicado o desempenho funcional do nariz.
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a autenticidade e a naturalidade dessa face. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face.
Na maioria das vezes, o paciente fica internado de seis a oito horas após a cirurgia.
Quando a cirurgia termina, são colocados os splints nasais – tubo de silicone posicionado no interior do nariz para dar sustentação.
As incisões são protegidas com Micropore e Aquaplastic.
É possível que o paciente ao estar de perfil observe o resultado em torno de 3 meses após o procedimento. Porém o resultado final e observado de 8 a 12 meses.
Otoplastia
O procedimento pode ser realizado entre os 5 e 7 anos, período em que a criança já possui mais da metade da orelha desenvolvida.
A otoplastia também pode ser feita na adolescência e na fase adulta.
Durante o procedimento, com o efeito da anestesia, o paciente não sente nenhuma dor. Porém, no pós-operatório é possível sentir incômodos, que podem ser tratados com analgésicos simples sob orientação do seu médico.
A anestesia utilizada durante a otoplastia depende do caso e do tempo médio do procedimento. Cada caso é individualizado.
Durante a cirurgia de orelha é realizada uma incisão (corte) vertical na parte de trás da orelha do paciente, onde serão modelados os relevos e corrigidas as angulações por meio de pontos, raspagens e retirada de fragmentos de cartilagens. A pele restante é removida e então o cirurgião plástico fecha a incisão.
O procedimento não é recomendado para pacientes com alto risco cirúrgico, como portadores de doenças cardíacas ou anemias profundas.
Após a otoplastia o cirurgião protege as orelhas com gaze e faixas, que são retirados após 2 ou 3 dias. Então, o curativo é substituído por uma faixa elástica que será utilizada por cerca de 1 mês.
Os pontos são retirados após cerca de 7 dias do dia da cirurgia.
No período de cicatrização nós recomendamos evitar a exposição ao sol e atividades físicas.
A otoplastia deixa uma cicatriz pequena na parte de trás da orelha de forma que fica praticamente imperceptível.