O que é a cirurgia plástica reconstrutora?

A rinoplastia, ou cirurgia do nariz, é um dos procedimentos cirúrgicos da medicina estética mais procurados no Brasil. Mas você sabia, que além de ser procurada pelas suas qualidades estéticas, essa cirurgia também pode ajudar em traumas e problemas congênitos? Hoje vamos falar de uma modalidade do procedimento chamada de rinoplastia reconstrutiva.

Também chamada de cirurgia reparadora, essa forma de rinoplastia, tem uma função essencial para o paciente, pois reintegra a uniformidade – e em alguns casos até a funcionalidade –  de órgãos da face que sofreram lesões após um trauma que tenha deixado prejuízos e deformidades no nariz do paciente. 

Neste procedimento, o médico atua promovendo desde pequenos reparos até reconstruções completas na estrutura nasal, buscando os melhores resultados possíveis dentro de cada caso.

Quer saber mais sobre essa cirugia? Conheça alguns casos em que ela pode ajudar a seguir.

Quem pode fazer rinoplastia reconstrutiva?

Esta técnica é recomendada para pacientes que tenham passado por algum trauma que danificou a região nasal, como acidentes de carro, ou para quem nasceu com malformações congênitas e precisa corrigi-las, por exemplo quem nasceu com a fenda labial.

Como é feito esse procedimento?

Somente um profissional poderá avaliar, com certeza, a profundidade do dano e se há necessidade de realizar a cirurgia. 

Por isso, o recomendado é que pacientes que tenham sofrido algum dano ou trauma tentem procurar ajuda o quanto antes para que um profissional verifique a extensão do trauma.

Após a consulta, o médico deve solicitar exames de imagem como raio-x e a tomografia computadorizada para poder estabelecer quais serão os procedimentos da cirurgia reconstrutiva.

Outros fatores que são levados em consideração são a características do nariz e do rosto do paciente antes do trauma. 

A restauração também envolve a necessidade de restabelecer as funções nasais, já que em alguns traumas elas podem ser afetadas em graus diferentes e afetar a qualidade respiratória. 

Como funciona o pós-operatório dessa cirurgia? 

A recuperação desse procedimento é a mesma a rinoplastia comum. É muito importante cuidar nas primeiras 12 a 24 horas. Também é comum que as vias aéreas fiquem obstruídas nos primeiros 15 dias, o que pode causar um certo incômodo.

Outra característica natural desse período é apresentar inchaço, que costuma desaparecer por completo depois de 1 mês após o procedimento. 

Quer saber mais sobre o procedimento? 

Conte com um especialista para obter os melhores resultados para o seu caso. Agende uma consulta de avaliação e venha tirar todas as suas dúvidas.