O que é a rinoplastia estruturada?

A rinoplastia estruturada é uma técnica inovadora criada nos anos 90 nos Estados Unidos. Ela surgiu para melhorar a parte funcional do nariz, atendendo uma necessidade do procedimento: manter os resultados mais duradouros, reduzindo casos com alterações nasais anos depois da realização da cirurgia.

Esse tipo de cirurgia de nariz é um procedimento mais detalhado que foca na preservação do formato natural do rosto, realçando características e fortalecendo a estrutura da região nasal.

O principal diferencial da rinoplastia estruturada é o uso das cartilagens do próprio paciente – geralmente da orelha, costela ou do próprio nariz – para dar sustentação às estruturas nasais, separando-as da pele e da estrutura óssea. Além disso, o procedimento garante um reforço que permite a manutenção do formato moldado pelo cirurgião plástico. 

Por apresentar bons resultados, a rinoplastia estruturada se tornou muito comum e popular entre os cirurgiões.

Quais os benefícios da rinoplastia estruturada?

Apesar de ser considerada uma técnica mais invasiva, a rinoplastia estruturada proporciona diversos benefícios, e o principal deles é o melhor resultado a longo prazo.

Após a rinoplastia, a estrutura do nariz sofre impactos de diferentes forças que podem causar deformações no trabalho feito pelo médico. Alguns exemplos de elementos que podem causar essas deformidades: respiração, com diminuição das vias aéreas, tecido cicatricial (fibroses), peso da pele, redução da força das cartilagens pelo envelhecimento natural e trauma devido às manipulações cirúrgicas.

Se a estrutura nasal não for reforçada o suficiente pode ceder a essas forças, o que causa deformidades nasais a longo prazo. E é por isso que a rinoplastia estruturada é tão inovadora. 

Ela separa a pele das estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz facilitando a manipulação cirúrgica. Ela modela as cartilagens e os ossos de forma mais simétrica, fortalecendo a estrutura do nariz através da utilização de enxertos e pontos de fixação. 

Além disso, ela também pode melhorar a respiração, quando for necessário associar a rinoplastia com procedimentos de correção do desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos.

.

Desta forma, a técnica apresenta benefícios de longo prazo aos pacientes que desejam realizar uma cirurgia plástica do nariz, seja pela primeira vez ou seja uma rinoplastia de correção.

A rinoplastia – estética e funcional – é um dos procedimentos mais sofisticados da cirurgia plástica. A escolha correta de um profissional capacitado está diretamente ligada a um resultado de sucesso.

Outros fatores como uma preparação correta para a cirurgia e cuidados recomendados no pós-operatório também são fatores de muita importância.